O que faz um herói

“Olhe dentro de si e seja forte.
E finalmente verá a verdade,
que existe um herói em você” Mariah Carey – Hero

Essa é uma letra incrível para uma incrível canção, com uma mensagem ainda mais incrível! A mensagem é que no interior todos podem ser um herói. Isso soa verdadeiro para a nossa natureza humana e para as nossas próprias experiências de vida. A Bíblia é repleta de heróis e heroínas que fizeram coisas incríveis para Deus. Um deles foi um adolescente de 17 anos de idade chamado Davi. Ele encontrou um “mamute” de um homem, que também era um soldado muito bem treinado e cruel, chamado Golias. O exército israelita inteiro ficou aterrorizado com ele. Sem uma espada, escudo ou armadura, Davi o derrotou com uma simples pedra e aljava. Sem dúvidas, se tornando um herói!

Para dar glórias a Deus, nós iremos analisar os feitos de Davi, um herói, já que todos podemos ser heróis, e o que torna pessoas comuns em heróis como ele.

1.Um Herói Precisa de um Desafio Insuperável

Como foi citado acima, o obstáculo a ser superado por Davi viria na forma de carne e sangue. O seu desafio era Golias!:

“Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados… Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram com muito medo.” (1 Samuel 17:11,24)

Os israelitas ficaram com um medo mortal de Golias. Sempre que ele vinha para desafiar o exército, eles fugiam apavorados. Ele era um desafio para a nação inteira, incluindo Davi, e ninguém queria fazer nada sobre isso. Esse era o caso do jovem Davi. Frequentemente, nós não gostamos de desafios, mas eles são absolutamente necessários para se formar um herói. Não recue diante dos desafios; corra para eles, como Davi. Esse é o único jeito de se tornar um herói!

2.Um Herói tem Grande Indignação

O exército israelita inteiro estava amedrontado por Golias, mas Davi teve um espírito diferente. Não estava com medo dele. Pelo contrário, ele se mostrava indignado diante da situação:

“Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? ” (1 Samuel 17:26)

Davi não mostrou medo algum! Ele estava irado! Ele estava irritado! Ele estava indignado com a situação. Quem Golias acha que é para desafiar o exército do Deus Vivo? É esse o coração de um herói. Enquanto alguns fogem da batalha, um verdadeiro herói corre para ela. Quando muitos estão com medo, um verdadeiro herói está cheio de fé. Quando muitos são covardes, o herói está se preparando para a batalha com um senso de vitória. Como cristãos, precisamos ficar irritados quando a igreja está sendo atacada por ‘Golias’. Precisamos ficar bravos quando um irmão ou uma irmã se torna uma presa de Satanás e cai da fé. Precisamos ficar indignados quando nosso pequeno grupo não dá fruto para Deus! Não importa qual gigante você, ou o seu ministério, está encarando, seja um herói como Davi e fique indignado!

Todos têm uma escolha. Tal escolha pode consistir em ficar para baixo, triste e depressivo quando as coisas estão difíceis, ou ficar indignado e criar um plano de ação, para então Deus poder ter a vitória. É a nossa escolha. É também o caso da nossa presente situação: Coronavírus. Podemos ficar para baixo e tristes sobre isso, ou podemos ficar indignados e aprender a lição que Deus quer nos ensinar. Há uma necessidade de que mais discípulos de Jesus fiquem indignados usando esse tempo para glorificar a Deus de maneiras que Ele não haja sido glorificado antes! Indignação é absolutamente necessária para a formação dos heróis!

3.A Fonte de Fé de um Herói

Quando Davi explicou para o rei Saul que ele queria lutar com Golias, Saul ficou perplexo pela sua valentia e audaciosa coragem. Isso era extremamente marcante desde que ninguém dentre os seus soldados, incluindo o próprio rei, desejava lutar contra Golias. De onde veio a notável fé de Davi?

“Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos deste filisteu.” (1 Samuel 17:34-37)

Que passagem fenomenal da Escritura! Nela, vemos a fonte da grande fé de Davi em querer lutar contra Golias. Deus, no passado, deu a ele vitórias por lutar contra leões e ursos. Se você pode derrotar um leão e um urso, você pode lutar contra qualquer coisa – até mesmo Golias. Qual é o ponto? Vitórias passadas junto a Deus devem nos dar fé diante dos desafios presentes. Ter fé para encarar qualquer novo desafio, tudo o que precisamos é nos lembrar. Satanás quer que lembremos de quando falhamos, mas não de Deus! Precisamos lembrar de todas nossas vitórias com Deus no passado. Deus não muda. Você pode ter confiança e fé que o mesmo Deus que te deu vitórias antes te dará até mesmo vitórias maiores agora!

O problema é esquecemos depressa as vitórias. Os problemas atuais e desafios nos esmagam tanto, até perdermos a lembrança das vitórias passadas. Você pode ser 100% confiante com qualquer desafio que for jogado no seu caminho. Há sempre luz no final do túnel. Deus está sempre lá brilhando a Sua luz para te guiar ao sucesso. Agora mesmo, eu acredito que Deus está apenas nos testando para ver quem tem fé e será o herói que Ele quer que sejamos. Vamos ser esse herói!

4.Um Herói Precisa Visualizar o Futuro

Visualizar o futuro, em essência, é ter fé. Fé é ver o que você não pode ver com os olhos da sua mente. Fé é uma ‘lei espiritual’, ousemos dizer, assim como a gravidade é uma lei da física. Acredite ou não, Deus abençoará até mesmo se você não for um cristão. Se você acreditar que algo irá acontecer há uma boa chance que eventos se alinhem ao seu favor enquanto você trabalhar duro e perseverar nos seus objetivos. Quanto mais isso deveria ser verdadeiro como um cristão? Visualizar é basicamente ver o resultado positivo na sua mente antes que aconteça. No basquete, é ver você mesmo fazendo o lance, na sua mente, antes de acontecer.

Davi teve essa grande característica, para Deus, é claro, enquanto ele fala a Golias o que iria acontecer no futuro imediato antes do ocorrido. Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou”.

“Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.” (1 Samuel 17:45,46)

Por natureza, fé é um pouco louco! De um ponto de vista lógico, Davi estava andando para uma morte certa ao lutar contra Golias com uma atiradeira. Contudo, é o que fez dele um herói! Um herói acredita! Um herói sonha! Um herói planeja! Um herói emana entusiasmo! Fé é o que faz um herói, e um herói inspira outros a acreditarem; eles fazem outros heróis. Um herói acredita no impossível e o impossível se torna possível para aquele que tem fé! Deus ama fazer impossibilidades possíveis! Nessa era de contágio, vamos ‘infectar’ a nós mesmos com fé!

5. A Motivação de um Herói 

Todos precisam de motivação para fazer o que fazem. Deus vê nossas ações, mas também olha o nosso coração! Ele olha a nossa motivação. Por que fazemos o que fazemos? Essa é uma pergunta muito importante. Voltando a Davi, por que ele quer lutar com Golias? Por que essa era a motivação dele?

“Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”. (1 Samuel 17:47)

Aqui vemos a motivação dele. Ele queria que o mundo inteiro soubesse de Deus. Você poderia dizer que ele desejava que o mundo inteiro estivesse evangelizado com o conhecimento de Deus. E que, nos dias de hoje, ele desejaria ver o mundo evangelizado na geração dele. Deus ama esse tipo de motivação. Por quê? É altruístico. Não é egocêntrico. Não era sobre Davi. Sempre foi sobre Deus e Sua glória, e Ele sendo conhecido. Esse é o jeito que deveria ser! Deus é Deus, e nós não somos. A motivação que Deus ama abençoar tem a ver com Ele sendo conhecido no mundo inteiro. É a sua motivação? Se não, faça dela a sua motivação. Estude a Bíblia com alguém que pode ensinar a você como ter as informações certas. Eu adoraria estudar a Bíblia com você ou te direcionar para alguém que possa. Vamos todos ter uma motivação de heróis!

6.Um Herói Inspira Outros

“Então os homens de Israel e de Judá deram o grito de guerra e perseguiram os filisteus até a entrada de Gate, e até às portas de Ecrom. Cadáveres de filisteus ficaram espalhados ao longo da estrada de Saaraim até Gate e Ecrom.” (1 Samuel 17:52)

Depois que Davi derrotou Golias, algo incrível aconteceu! O vacilante, covarde exército, de repente reuniu forças para lutar contra o inimigo até a grande vitória. Por quê? Afinal, eles estavam se escondendo e com medo antes da morte de Golias. O que mudou? Uma vitória foi conquistada! Uma vitória mudou tudo. Davi inspirou esse exército medroso a se tornar corajoso para o Senhor. Isso é precisamente o que heróis fazem: eles inspiram outros. Vamos inspirar outros durante essa pandemia para fazer o que eles nunca fizeram antes para o nosso Deus! Em conclusão, Davi, um adolescente ‘ninguém’ se tornou um herói e inspirou uma nação inteira para fazer o mesmo! Se ele pode fazer isso, então você e eu podemos ser heróis, também. Nós todos somos capazes, mesmo que não possamos vê-lo ou acreditar nisso às vezes, assim como a canção de Mariah Carey! Para ser um herói, apenas lembre-se disso:

A sua situação não precisa mudar.
Você precisa mudar a sua situação.
Sua fé muda a situação.
Sua fé inspira outros para mudar a situação deles.
Uma vitória pode mudar tudo.
Um herói muda tudo.
Todos podem ser heróis.

 

Artigo escrito por Raul Moreno, líder do movimento na America Latina, em 4 de maio de 2020