A Profecia

A previsão de algo futuro

O futuro! Somos fascinados por ele; somos hipnotizados por ele; nos confunde; somos aterrorizados por ele. Ele pode, às vezes, nos controlar. Ele pode trazer o melhor e o pior de nós. A experiência humana é baseada em conhecê-lo. Ainda assim, há apenas um que conhece o futuro: Deus! Às vezes, contudo, Deus dá a alguns dos Seus servos um relance do que irá acontecer. Apresento a vocês: O profeta Daniel.

“No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação… Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei.” (Daniel 10:1,2-3)

Daniel recebeu uma profecia, ou ousemos dizer, uma revelação ou visão. Entretanto, nesse momento, ele não foi capaz de entender a visão, então ele fez o que homens de Deus devem fazer: Ele jejuou e orou. Incrivelmente, um anjo de Deus foi enviado a ele para revelar o significado a Daniel. O anjo diz a Daniel,

“Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia.
Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura”. (Daniel 10:12-14)

Uau! Que passagem! É impressionante o suficiente que um anjo venha para te dar a interpretação de uma visão. Agora, imaginar a cena ou a imagem do que está se passando no mundo espiritual, é muito mais do que esperado da passagem. Por que durou 21 dias para a oração de Daniel ser atendida? De acordo com o anjo, Deus respondeu a oração de Daniel no primeiro dia que ele orou, e enviou o anjo para responder a sua oração. O anjo, no seu caminho para Daniel, foi resistido pelo “princípe da Pérsia” por 21 dias e então finalmente foi capturado ou detido pelo “rei da Pérsia”. Quem era o príncipe e o rei da Pérsia nesse contexto? Eles eram demônios que controlavam esse império. Isso é verdade porque o anjo não teria problemas em lutar com um rei ou príncipe humano. Depois da captura, o anjo precisava de ajuda de Miguel para ser liberto. Miguel era um dos “príncipes supremos”, denotando um anjo de Deus!

Isso significa que Satanás se opõe a orações de serem respondidas em alguns casos. Ele até mesmo está querendo enviar os seus demônios para lutar com os anjos para parar as orações de serem atendidas. Há muito mais acontecendo quando oramos e especialmente quando o justo ora. Daqui nós conseguimos nosso primeiro ponto:

1.Há uma Batalha Espiritual para as Orações dos Justos serem Atendidas

Isso nos mostra o quão importante é para os verdadeiros discípulos de Jesus orar hoje! Se a oração de Daniel fez esse impacto, quanto mais uma igreja inteira que ora para Deus mudar as coisas; é certamente necessário agora durante a pandemia do Covid-19. Deus pode prover soluções para essa situação mundial. Muitos dos nossos irmãos e irmãs estão realmente orando por ela agora mesmo enquanto você lê esse artigo! Vamos nos juntar a eles nessas orações fervorosas. Talvez, há uma batalha espiritual nas regiões celestiais para essas orações coletivas serem respondidas. Quanto mais de nós oram em justiça, maior o impacto. Vamos perseverar em batalha espiritual de oração!

Agora, vamos voltar para os anjos e demônios envolvidos nas orações de Daniel que foram respondidas. Podemos nos atentar a um princípio, que é o meu segundo ponto:

2.Impérios são Governados por Demônios 

Isso é extraordinário! O fato é que impérios são governados não apenas pelos governantes humanos mas também por seus “chefes demoníacos”, ou príncipes como alguns diriam. Faz sentido olhar para trás na história e ver todas as atrocidades que foram cometidas pelos impérios e nações. Isso é porque a Bíblia diz que precisamos orar por nossos líderes terrenos para que eles possam superar as influências demoníacas sobre eles.

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.” (1Timóteo 2:1-2)

Mais uma vez, orações fazem uma grande diferença na direção, na paz das nações. Na verdade, nossas orações podem até mesmo impedir guerras! Precisamos orar pelos líderes mundiais de hoje para que eles possam ter sabedoria para lidar com Covid-19 e a economia enfraquecida que está prejudicando, literalmente, bilhões de pessoas pelo mundo.
Vamos para o nosso terceiro ponto do artigo:

3.A Profecia do Império Grego

“Agora, pois, vou dar-lhe a conhecer a verdade: Outros três reis aparecerão na Pérsia, e depois virá um quarto rei, que será bem mais rico do que todos os outros. Quando ele tiver conquistado o poder com sua riqueza, instigará todos contra o reino da Grécia. Então surgirá um rei guerreiro, que governará com grande poder e fará o que quiser. Depois que ele surgir, o seu império se desfará e será repartido para os quatro ventos do céu. Não passará para os seus descendentes, e o império não será poderoso como antes, pois será desarraigado e dado a outros.” (Daniel 11:1-2)

Daniel teve a única oportunidade de viver sob dois impérios mundiais – os Impérios Babilônico e Persa, respectivamente. Ele nunca viveu sob o império grego de Alexandre, O Grande. O Império de Alexandre aconteceu durante os quatrocentos anos de silêncio entre o Antigo e Novo Testamento, e é muito bem registrado. O fato fascinante é essa profecia sobre o Império da Grécia. Ela nos dá uma profecia sobre o rei do império grego, que seria Alexandre, o Grande. Ela também nos provê com a profecia sobre quem o sucederia após ele. Daniel 10 diz que ele não teria filho para controlar o seu reino, e isso foi historicamente certo! Alexandre não teve filhos. O seu reino foi “repartido para os quatros ventos do céu”, implicando nos seus quatro generais que lideraram o seu reino depois de sua curta vida. Isso é exatamente o que aconteceu na história! Aqueles quatro generais foram: Cassandro, Ptolomeu, Antígono e Seleuco. Juntos, eles ficaram conhecidos como os Diadochi, ou ‘sucessores’. Assim, apenas com essa profecia já deveria ser o suficiente para termos fé em Deus e na Bíblia! Contudo, essa não é a única profecia sobre futuros líderes. Há muitas profecias na Bíblia sobre os futuros líderes que virão e, em alguns casos, até mesmo os seus nomes já nos foram dados. A Bíblia é verdadeiramente impressionante!
E agora, vamos acabar com o meu ponto final:

4.A Profecia da Ressurreição

“Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto. Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.” (Daniel 12:1-3)

Que passagem incrível! Aqui está uma profecia da ressurreição tanto dos justos quanto dos ímpios. Ela também alude ao Dia do Julgamento e para a vida eterna! Ela define o que significa ser sábio. Sabedoria, nesse contexto, é trazer muitos para a retidão. Essa sabedoria é ser usada por Deus para converter pessoas para Jesus Cristo nos nossos dias. Essa é exatamente o que fazemos como discípulos de Jesus! Assim, iremos “brilhar como estrelas” em um jeito espiritual. Estamos deixando nossa estrela brilhar? Estamos sendo usados por Deus para fazer discípulos de Jesus? Durante essa pandemia, muitos estão questionando a sua própria existência. É um ótimo tempo para estudar a Bíblia com muitas pessoas. Mesmo que estejamos em quarentena, o evangelho não! Ao invés de estarmos “protegidos em casa”, precisamos ajudar o máximo possível a estarem “protegidos na graça”. Vamos usar a extraordinária tecnologia que temos hoje para estudar a Bíblia com nossos amigos, virtualmente!

Em conclusão, há muitas profecias poderosas e profundas na Bíblia. A coisa incrível é que elas se tornaram verdade ou se tornarão verdade no futuro. Mesmo que não possamos saber o futuro, nosso futuro está seguro com Jesus Cristo enquanto seguirmos a Sua Palavra. Vamos ter conforto nesse momento nas profecias de Deus e nunca esquecer essas palavras:

“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2Pedro 1:20-21)

Artigo escrito por Raul Moreno, líder do movimento na America Latina, em 12 de maio de 2020