Como ter bons tempos de discipulado

Ponto 1. O propósito do Discipulado:

Mateus 28:18-20 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

1-A. Ensinar a obedecer ao ensino de Jesus (não apenas ensinar fatos)

  • Toma esforço, confronto, oração, algumas lágrimas, dor, tempo, derramar seu coração à outra pessoa.

Colossenses 1: 28-29 Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

1-B. Ensinar as pessoas a serem mais como Jesus.

  • Quando as pessoas olham para um discípulo de Jesus elas devem ver, sentir e reconhecer Jesus nelas.

1 João 2: 3-6 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus  mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

1-C. Ajudar a crescer e amadurecer espiritualmente.

Hebreus 5: 11-14 Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

  • Se você é só amigável e não confronta, as pessoas gostarão de você, mas nunca o amarão profundamente. Pessoas querem mudar e querem alguém que as ajude a mudar.
  • As pessoas querem avançar na vida mais do que só se sentirem queridas
    e amadas.

    • Ex.: Em esportes, atletas estão dispostos a aguentar um treinador duro, mas que ajuda a cada um a dar seu melhor e a vencer. Não querem que diga o tempo todo: “você é incrível e não tem nada que melhorar.”
  • Não devemos ser duros o tempo todo, mas devemos falar a verdade em amor.

1-D. Ajudar as pessoas a não caírem da fé! Quais são as principais razões pelas quais as pessoas caem?

1-D i. Raízes de Amargura

Hebreus 12:15 Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

  • Lide com as coisas profundas e enraizadas no coração, não somente com sintomas. As pessoas que caem da fé por amargura podem produzir problemas grandes, porque, como diz a escritura, são raízes venenosas que contaminam outras pessoas.

1-D ii. Amor ao dinheiro / Amargurado por ter sido chamado a desistir do sonho mundano / “Ah, nós temos que sacrificar muito dinheiro”.

1 Timóteo 6:10 pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.

1-D iii. Quando o Reino não é a prioridade (tem certa importância, mas não prioridade) / expresso em sentir-se que está comprometido demais, ou que se pede muito empenho.

Lucas 18: 22-23 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”. Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.

1-D iv. Covardia / nunca ser proativo em evangelismo / sentir-se “forçado a evangelizar / não se envolver na missão

Lucas 9: 23-26 Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.

1-D v. Luxúria, levando ao pecado sexual.

  • Nunca se arrependendo de masturbação, buscando gratificação instantânea e não satisfação espiritual a longo prazo.
  • Mesmo o rei Davi, por não estar na batalha, teve muito tempo livre e caiu em pecado sexual.

2 Samuel 11: 1-2 Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém.
Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho,

1-D vi. Preguiça / falta de negar-se a si mesmo / “Ah, tudo é difícil”

1 Tessalonicenses 1: 3 Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

  • O tema principal da preguiça é a falta de amor: tanto aos perdidos quanto aos discípulos.

Lucas 14:33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Ponto 2. Práticas para bons relacionamentos de discipulado:

O discipulado nunca deve ser tomado como algo meramente impessoal, mas sim como uma grande amizade que deve ser construída e que dure até mesmo depois que um não discipule mais ao outro. Uma amizade verdadeira e profunda!

Provérbios 27:17 Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.

Provérbios 18:24 Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.

2-A. Conheça profundamente a pessoa que você discipulada, para poder ajudá-la eficientemente​:

  • Seus sonhos e torne-os seus sonhos também (se são sonhos que agradam a Deus)
  • Sua grade horária semanal
  • “Ponha-se em seu lugar” por uma semana ou duas para saber com ela pensa e trabalha
  • Conheça visualmente os locais que essa pessoa vive e frequenta: visite sua casa, seu local de trabalho, suas aulas, etc.

2-B. Tenham tempo de discipulado toda semana

  • Tenha um tempo definido em um local definido
  • Pelo menos um tempo, mas mais de um seria ainda melhor

2-C. Torne-os sempre espirituais:

  • Use a bíblia (!)
  • Orem juntos.
  • Evangelizem juntos.
  • Mostre-lhe Jesus em ação

2-D. Tenha um tema específico em que você esteja trabalhando com essa pessoa e permaneça nesse tema até que este seja lidado

  • Os dois devem saber no quê estão trabalhando
  • Ajude-a a entender a importância de estar lidando com esse tema, para que não seja somente uma “empreitada” sua

2-E. Ajude a pessoa a ter uma “visão” para sua vida

Provérbios 29:18 Onde não há visão (ou revelação divina), o povo perece

  • Isso mostra que você acredita nas pessoas.
  • “Um homem inspirado mudará de boa vontade e rapidamente, um homem
    derrotado só se ressentirá”

2-F. Faça “seguimento”:

  • Conversem sobre o que falaram na semana passada.
  • Sem seguimento = sem mudança
  • A amizade deve ser profunda, sem precisar ficar “caminhando em cascas
    de ovos”.

2-G. Ensine-a a treinar-se a si mesma

1 Timóteo 4: 7-8 Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

A responsabilidade espiritual é individual. Discipuladores são tremendos ajudantes / treinadores / participantes da vida espiritual, mas cada um é responsável por suas decisões para com Deus. Assim, é de extrema importância que cada um aprenda a treinar-se em sua vida espiritual.

Conclusão:

Título: Como ter grandes tempos de discipulado.

Ponto 1. O propósito do discipulado.

Ponto 2. Práticas para bons relacionamentos de discipulado.

Esta é a diferença do movimento de Jesus: foi um movimento de discipulado. Jesus treinou seus discípulos não apenas para serem bons discípulos, mas também para serem bons discipuladores.

2 Timóteo 2:1-2 Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

Artigo escrito por Danilo Bataglin, evangelista de Lima, Peru, em 16 de maio de 2020