Pequenas Mentiras Brancas

A maioria das pessoas pensam que mentir “apenas de vez em quando” está bem desde que você não machuque outras pessoas. Alguns chamam esses tipos de mentiras de “Pequenas Mentiras Brancas” (expressão utilizada no inglês americano). Pensar desse jeito leva a maioria a mentir em ‘pequenas’ circunstâncias como podem subjetivamente descrever essas situações. Agora, quando vamos à Bíblia, o que Deus pensa dessas “Mentirinhas Brancas”?

O último livro da Bíblia é Apocalipse. Ele foi escrito por João, o apóstolo, enquanto estava exilado na pequena ilha chamada Patmos – é como a atual ilha de Alcatraz. Enquanto lia esse livro incrível, eu acho que eu poderia dizer que eu tive uma “revelação” de como Deus vê a mentira. Nos dois últimos capítulos de Apocalipse (capítulos 21 e 22) há três exemplos de como a mentira é condenável, tornando ela em uma questão de salvação e um subtema do livro inteiro! Então a Sagrada Escritura acaba! Deus valoriza a verdade tanto que Ele a torna um tema nos dois últimos capítulos das Escrituras, Essa é a primeira das três passagens:

Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”. (Apocalipse 21:8)

Frequentemente, ao ensinar esse versículo, nos maravilhamos no fato de que Deus considera covardia e a incredulidade de forma que tenham a mesma consequência de que alguém que assassina. Pessoas que praticam o pecado da covardia e da descrença irão herdar o lago de fogo! Mas e quanto a mentira? Acontece que ela está na mesma lista também. Mentir como um hábito vai te levar ao lago de fogo!

A pergunta precisa ser feita, “Por que a mentira está nessa lista?” Quando alguém está escondendo um pecado como masturbação, assistir pornografia, imoralidade, abuso de drogas, abuso de álcool, abuso de medicamentos sem prescrição médica, amargura, ódio e coisas do tipo, mentimos sobre isso para cobri-los. Mentir é uma forma de cobrir outros pecados. Às vezes, não estamos envolvidos na mentira, por assim dizer, mas nós não dizemos nada sobre alguém que está envolvido. Em vez disso, o cobrimos ao não fazer nada. Essa pessoa, então, é também praticante do pecado da mentira, e ambos deles serão recompensados com o lago de fogo. Mentira não é apenas dizer algo falso; é algo que retém a verdade. O lago de fogo é reservado para aquele que mente e aquele que é cúmplice também!

Um exemplo disso é um homem chamado Acã em Josué 7. Acã pegou uma das posses valiosas e os tesouros de uma cidade que o Povo de Deus conquistou chamada Jericó e escondeu elas na sua tenda. Isso foi algo que Deus especificamente disse ao Seu Povo para não fazer nessa batalha particular. Quando o seu pecado foi descoberto e chegou a punição, não somente ele foi morto mas a sua família também. Por quê? Parece injusto. A sua família foi morta porque eles permitiram que ele escondesse os tesouros na sua tenda. Eles o viram e não disseram nada. Portanto, eles foram cúmplices e culpados do pecado.

E quanto a você? Você está escondendo pecados de outros e, ainda, mentindo sobre isso? Se você está, é tempo de se arrepender, se confessar e ser aberto sobre isso. É, na verdade, uma questão de salvação para você e para a pessoa que está escondendo pecados.

“Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:27)

Essa é a segunda vez nos dois últimos capítulos no tocante à mentira. Ninguém que é enganador será salvo. O que é engano? É mentira. Engano pode ser definido espiritualmente como mentira de uma maneira sutil ou mentira por contar apenas ‘parte’ da verdade. Por exemplo, seria como confessar o seu pecado, mas apenas superficialmente. Você deixa as coisas mais embaraçosas fora ou parte da verdade para não fazer com que você mesmo ‘pareça ruim’. Outra forma de engano é adicionar à verdade para fazer com que você mesmo se pareça melhor. A Bíblia fala que se você vive assim, o seu nome não estará escrito no livro da vida. Isso é muito intenso!

Esconder pecado é contraprodutivo e não funciona. Por que isso? Depois de tudo, quando você esconde pecado, você parece que está se livrando dele. A verdade é que todo pecado é revelado. É o que Lucas 8:17 diz. Você pode pensar que você pode se livrar dele, mas você não consegue. Essa é uma promessa de Deus. A maioria do pecado é revelado ainda nessa vida, e quanto mais tempo leva para o pecado ser revelado, mais sérias são as consequências para aquele que está mentindo. Se o seu pecado não é revelado nessa vida, será revelado no Dia do Julgamento para a sua condenação. Qual você prefere? Vamos ser abertos com o nosso pecado agora, para que possamos se arrepender e encontrar graça aos olhos de Deus!

Agora, a Bíblia diz que todos os homens são mentirosos: Romanos 3:13. Isso significa que todos os humanos mentem de tempo em tempo. Quando isso acontece, devemos ser bem rápidos em confessar a Deus e ao homem e rapidamente se arrepender. Não dê desculpas ao dizer, “Bem, todo mundo mente. Devemos esperar isso”. Não, não devemos esperar isso, mas quando acontece, (tomara que bem infrequentemente) precisamos se arrepender e sermos abertos rapidamente! Aqueles que não levam o pecado da mentira a sério, tanto para si mesmos quanto para os outros, e não estão indignados estão provavelmente praticando mentiras para si mesmos!

Vamos ver a última Escritura em Apocalipse sobre mentira:

“Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.” (Apocalipse 22:15)

Novamente, mentira está agrupada com outros pecados como a prática de magia, imoralidade, assassinato e idolatria. Isso significa que todos eles têm a mesma recompensa: Inferno! Há um insight da mentira na escritura. O insight é que qualquer um que pratica a mentira o faz porque a ama! Se você está praticando a mentira, é porque você ama fazer isso. De maneira chocante, essa passagem é dirigida à Igreja! Se alguém na Igreja está praticando a mentira, é porque ela a ama!

Agora, quando alguém é confrontado na Igreja por mentir durante anos, por exemplo, eles podem parecer bem arrependidos, e esse pode ser o caso. Mas não seja enganado, eles amaram o pecado enquanto o praticavam.

Em conclusão, nós vemos que nos dois últimos capítulos da Escritura, Deus coloca um alto valor em contar a verdade e se afastar do pecado da mentira, Deus queria acabar a Sua Palavra inspirada com esse tema entre outros no livro de Apocalipse. Eu deixo a você com uma pergunta muito importante para considerar: Quem é o seu pai como um “Cristão” quando você está vivendo no pecado da mentira? Como vemos acima, se alguém está vivendo no pecado da mentira, o seu nome não está escrito no livro da vida, e irá herdar o lago de fogo quando morrer. Quem então é o seu pai?

“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:44)

Aquele que chama a si mesmo de um “Cristão” e vive no pecado da mentira, o seu pai é o diabo. Claro que você não acredita nisso se você está vivendo no pecado da mentira. Não apenas você engana a outros quando você mente, mas você também engana a si mesmo. É a natureza da mentira e a do diabo.

Espero que esse curto estudo bíblico é um chamado mais forte na nossa visão desse “pequeno” pecado e perceber que definitivamente não é pequeno e que tem consequências muito sérias nessa vida e na eternidade!

Artigo escrito por Raul Moreno, evangelista de São Paulo, em 9 de julho de 2020