Qual ‘Coroa’ Você Deveria Temer?

Alguns podem não saber disso, mas a palavra ‘Corona’ vem de uma palavra latina para ‘Coroa’. É interessante que em espanhol a palavra “corona” também significa a mesma – coroa. A tradução literal do coronavírus é Vírus da Coroa. Nós também sabemos que Jesus tem a verdadeira “Coroa” nos céus. Ele usa a “Coroa” como Senhor e salvador, e a usará por toda a eternidade. Com isso em mente, a quem você teme mais agora: aquele que usa a coroa nos céus, ou a coroa – Coronavírus?

É claro que o mundo está temendo agora! O vírus! O mundo parece esta sendo engolido nesse medo por causa dos recentes eventos. Houve muitas mortes e o número de mortes parece estar crescendo rapidamente. Não há vacina no momento, e a maioria das pessoas está com um medo terrível de pegar o vírus ou passá-lo para preciosos membros da família que possuem condições de saúde inferiores. Também, a maioria dos países no mundo está sob a quarentena; alguns estão até mesmo sob quarentena militar onde você será fortemente multado ou irá à prisão se você estiver fora de casa por qualquer outro motivo que não seja necessidade básica. Não vamos esquecer-nos do impacto econômico que isso tem causado na sociedade. Muitos têm perdido seus empregos e quanto mais a quarentena continua, mais empregos serão perdidos. Mesmo quando a economia abrir parece que será uma batalha difícil até que a economia volta ao normal.

Agora, vamos pensar nisso. Qual é a pior coisa que o vírus pode fazer a você? O pior que o vírus pode fazer a você é tirar a sua vida, certo? Mas o vírus realmente toma a sua vida? É o vírus que mata você? O vírus está pensando nisso? O vírus pensa? Ele tem a capacidade de premeditar a morte de alguém? A resposta é um óbvio “não”.

Na realidade, o vírus não te mata. O vírus é simplesmente, apenas isso – um vírus! Espiritualmente falando, o vírus é um instrumento. Então, quem controla o vírus? Quando morremos por causa do vírus, quem está tirando as nossas vidas?

Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar. (Jó 14:5)

Deus está tirando nossas vidas! Deus está no controle do nascimento de todos e Ele também está no controle de quando alguém morre. Deus determinou o quanto um homem ou mulher viverá. Nós não podemos exceder o limite que Ele definiu para nossas vidas. O Coronavírus é apenas uma maneira na qual Deus pode tirar nossas vidas. Ele pode tomar nossas vidas em uma variedade de maneiras. Nós podemos ter um acidente e morrer, ou podemos morrer por um crime. Podemos morrer por uma abundância de doenças ou simplesmente morrer lentamente pelos efeitos do envelhecimento que afetam a todos. É Deus que mata e não um vírus ou qualquer outra coisa. De fato, é Deus que toma as vidas de cada ser humano. Vírus e doenças são apenas instrumentos.

Com isso em mente, quem devemos temer? A resposta mais lógica é que devemos temer aquele que envia o vírus e o controla. Temer a Deus é na realidade algo muito bom para você, porque ela paga os dividendos dessa vida e daquela que virá! Voltaremos a atenção agora para entender o temor do Senhor.

1.O Temor de Deus é o Temor de Perder o Seu Relacionamento com Ele

Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:3)

O temor do Senhor é o temor de você perder Ele. Isso pode ser considerado a definição de temer o Senhor. É na verdade algo bom. Vida eterna, como a escritura acima afirma, é crescer em seu relacionamento com Deus por uma eternidade. O oposto, então, seria verdadeiro: condenação eterna, é não conhecer a Deus. É não ter a oportunidade de conhecer a Ele. Esse é, verdadeiramente, o inferno.

Deixe-me dar a você um exemplo. Eu amo a minha esposa Lynda e eu sempre tenho sido fiel a ela. Eu a amo. Contudo, eu também temo perder meu relacionamento com ela. Se eu fosse adúltero (claro, eu não quero ser), então haveria um potencial de ela me deixar – eu posso perder meu relacionamento com ela. Portanto, eu temo perder o meu relacionamento com ela. Esse é um temor muito bom e me protege de pecar. Vamos ser honestos, o amor de Deus ou de alguém, às vezes, não é suficiente para nós não pecarmos. Uma boa dose de medo de más consequências é um grande motivador. É como ter aulas universitárias de álgebra e não ter provas. Você só vai para a aula e aprende. Mas Quando realmente aprenderíamos? Mas o medo de ter uma má nota nos seus exames pode ser exatamente o motivador. É o mesmo com o temor do Senhor; é uma boa coisa. Eu amo a Deus e eu nunca quero perder o meu relacionamento com Ele.

2.O Temor do Senhor é Puro

O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. (Salmo 19:9)

O temor do Senhor porque é um respeito profundo e um senso de admiração. Por exemplo, meu pai tem 81 anos de idade. Eu amo muito ele, mas eu também tive ( e ainda tenho) um profundo respeito por ele. Quando eu era muito mais novo, eu temia ele mais no sentido de ser repreendido quando eu fazia algo ruim. Eu diria que o meu amor não era tão profundo quanto é agora, pois eu costumava ver ele mais como um disciplinador. Tendemos ver a Deus dessa maneira também, e podemos começar a nos rebelar. Como adolescentes ‘rebeldes’, nós não queremos temer a Deus, dando a Ele um profundo senso de admiração. Agora, com meu pai, o senso de medo está ainda ali misturado com um profundo respeito e admiração. Meu amor cresceu pelos anos, assim como meu entendimento de um medo santo em relação a Deus.

O mesmo, de uma maneira impessoal, poderia ser dito sobre eletricidade. Eu não fico preocupado com a eletricidade e de possivelmente ser eletrocutado, mas eu ainda tenho um temor saudável de eletricidade. Eu tenho um ótimo ‘relacionamento’ com a eletricidade. É uma força mais poderosa que eu e eu não vou mexer com ela. Eu não ouso por meu dedo, muito menos a minha língua, na tomada. Eu não faria isso porque é uma força mais poderosa do que eu. Longe disso, eu sou cuidadoso com ela. Com Deus precisamos ser do mesmo jeito. Nós não precisamos ficar pensando que Deus quer nos enviar ao inferno, mas realmente precisamos entender que Deus é, ousemos dizer, uma força que é muito mais poderosa que nós somos. Se você não quer mexer com Ele, Ele não vai mexer com você. é bom ter um medo saudável de Deus!

3.Você Não Pode Amar a Deus Sem Temê-Lo e Você Não Pode Temer a Ele sem Amá-lo.

E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma. (Deuteronômio 10:12)

Todos nós sabemos que o mandamento mais importante é amar a Deus com todo o seu coração e alma; a escritura acima ilustra isso. É notável mencionar que no mesmo versículo diz que Deus quer que você igualmente ame e tema a Ele. Mas espere um minuto, esses dois conceitos não são opostos? Não, eles não são. Na verdade, eles são complementares. Veja, amar e temer a Deus são como dois lados da mesma moeda. Você realmente não consegue entender um sem o outro. Você não consegue entender o amor de Deus completamente se você não teme a Ele, e você não consegue entender o temor do Senhor, no seu contexto apropriado, se você não ama a Ele. Entretanto, nós precisamos crescer no nosso conhecimento de Deus.

Agora vamos olhar a passagem onde nós encontramos um princípio sobre o temor do Senhor:

Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! (Mateus 10:28-31)

Essa passagem pode te levar a um tipo de montanha-russa emocional. Primeiro, ela te diz para não ter medo daqueles que matam o corpo. Isso é bom e encorajador! Então, ela te diz para temer a Deus, porque Ele não apenas pode matar você, mas te envia ao inferno! Isso é bem forte! Finalmente, ela te diz para não temer porque Deus cuida de você a ponto de saber quantos cabelos você tem na sua cabeça! No meu caso, não são muitos!

O que essa passagem está ensinando? Em essência, ela está ensinando que se você teme a Deus, você não tem nada mais para temer na vida – e esse é o ponto!

4.O Temor de Deus Tira Todos os Outros Medos.

Nós vivemos em um constante medo de tudo, exceto Deus. Nós tememos pelo nosso futuro financeiro, pela qualidade dos nossos relacionamentos, pela economia, crime, tráfego, solidão, desempenho no trabalho ou na escola, doença, envelhecimento, aposentadoria, morte e a lista continua, infinitamente. Mas não tememos a Deus. Se nós temêssemos a Deus, nós não temeríamos nada mais. Teríamos fé em encarar os desafios da vida. Quando Deus for seu único temor, você será liberto do medo. Você será o homem ou mulher sem medo! Considere essas escrituras:

Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. (Salmos 112:1,7)

Quando você temer ao Senhor, você ama a Sua Palavra. Ela te traz grande prazer. É triste que agora durante a quarentena, muitos estão encontrando o seu prazer na Netflix e muitos outras plataformas digitais. Por que isso? Queremos ser entretidos para que não pensemos nas coisas difíceis. Queremos conforto e alívio de nossas ansiedades ou, ouso dizer, medos. Aí é precisamente onde a Bíblia entra. Agora você tem mais tempo para entrar na Palavra de Deus e crescer em seu temor e admiração por Ele. Quanto mais você ama a Bíblia, menos você temerá outra coisa nesse mundo!

A segunda escritura é incrível! Quando você teme ao Senhor, você não tem medo de más notícias! Por que isso? É porque você entende que Deus é soberano em ambas as coisas – boas e ruins. Se as coisas forem ruins, como o Coronavírus, Deus tem um grande propósito para nosso bem como Romanos 8:28 diz, mesmo se não tivermos a capacidade para entender o que Deus está fazendo agora mesmo.

Se você vive em medo, algo interessante acontece. Esse medo se torna um “tipo” de fé. É uma fé em negativo. É a fé em que as coisas serão ruins. Como a maioria diria, é a “Lei de Murphy”.

O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu. (Jó 3:25)

Se você tiver “fé” (medo) que algo ruim vai acontecer, então, há uma boa chance de que sua “fé” (medo) negativa se realizará . Tristemente, mesmo Jó teve esse tipo de “fé” em um ponto na sua vida. É por isso que precisamos temer ao Senhor e não algo a mais na vida.

Em conclusão, se você está pensando como crescer mais profundamente em seu temor a Deus, então estude a Bíblia ainda mais. Eu ficaria feliz em te ajudar ou te direcionar a muitos de meus amigos pelo mundo que pode fazer mais estudos com você. Não vamos esquecer que o temor ao Senhor é uma coisa muito boa, e que nos fará ter uma ótima vida tanto aqui como na que virá. Ao invés de temer ao Coronavírus, vamos temer aquele que está no controle dele. Vamos ter apenas um temor singular: Deus! Então e apenas então, nós podemos ecoar as palavras de Franklin D. Roosevelt: “A Única Coisa que Temos que Temer é o Medo em Si”.

Artigo escrito por Raul Moreno, líder do movimento na America Latina, em 26 de abril de 2020