Uma solução para o coronavírus

“Não é da boca do Altíssimo que vêm tanto as desgraças como as bênçãos? Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados? Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.” (Lamentações 3:38-40)

Artigo escrito por Raul Moreno, líder do movimento na America Latina, em 28 de março de 2020

Sem dúvida o mundo está enfrentando tempos sem precedentes! O coronavírus (COVID-19) basicamente paralisou o mundo e a economia. Preocupação, medo e ansiedade têm dominado a maioria das pessoas ao enfrentarem a perspectiva de contrair o vírus e as dificuldades financeiras que acompanham decisões de quarentena e diferentes níveis de paralisação das atividades comerciais.

Parece que o mundo está em uma encruzilhada. De um lado, se a quarentena for interrompida, o número de casos do vírus poderá aumentar exponencialmente. De outro, se esta continuar por um período significativo, a economia terá dificuldades para se recuperar. No momento, não há vacinas. É uma situação complexa, sem solução clara. O que o mundo deve fazer?

De certa perspectiva, a situação é tão complexa que nossa única opção é procurar respostas em Deus. Mas, espere: Por que Deus traria tal situação à humanidade? Deus não traz somente coisas boas ao mundo? Tais pensamentos, na verdade, são apenas meias verdades. Deus certamente traz situações difíceis.

“Não é da boca do Altíssimo que vêm tanto as desgraças como as bênçãos? Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados? Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.” (Lamentações 3:38-40)

Às vezes, Deus traz calamidades para disciplinar o mundo por seus próprios pecados, e Ele pode muito bem estar fazendo isso agora. Mas, por quê? Por que agora, neste momento? Certamente o mundo já vem sendo um lugar cheio de pecados há bastante tempo. De fato, ninguém sabe plenamente a resposta. Ao mesmo tempo, um padrão bíblico vem se desenhando. Deus revelou sua vontade através de sua Palavra, e cabe a nós aprender com as Escrituras e ver os padrões de como Deus lidou com seu povo no passado. Depois de revisar a Palavra, algumas respostas podem ser obtidas, uma vez que Deus é o mesmo ontem, hoje e amanhã!

Com isso em mente e de acordo com as Escrituras, qual é a solução para o coronavírus? Do ponto de vista espiritual, tal solução é bem mais simples do que muitos podem imaginar.  A solução é simplesmente mudar a mente de Deus!  Sim! E isso não está errado. No passado, homens foram capazes de mudar a mente de Deus diante da iminente destruição através de oração, jejum, arrependimento e súplica. E a mesma coisa pode acontecer agora, em nossos dias. Aliás, a mente de Deus não apenas pode mudar; como Ele quer que a mudemos!

O profeta Jeremias diz:

“Assim diz o Senhor: Coloque-se no pátio do templo do Senhor e fale a todo o povo das cidades de Judá que vêm adorar no templo do Senhor. Diga-lhes tudo o que eu lhe ordenar; não omita uma só palavra. Talvez eles escutem e cada um se converta de sua má conduta. Então eu me arrependerei e não trarei sobre eles a desgraça que estou planejando por causa do mal que eles têm praticado.” (Jeremias 26:2-3)

Que passagem incrível! Deus estava disposto a mudar de ideia e não trazer desastre ao povo de Israel se eles simplesmente se arrependessem. Deus mesmo foi quem disse que mudaria de ideia se eles se arrependessem. Infelizmente, eles não o fizeram, e Deus provocou o exílio à Babilônia, embora esse não fosse seu plano original.

Considere esta passagem em Joel:

“‘Agora, porém’, declara o Senhor, ‘voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. ’ Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça. Talvez ele volte atrás, arrependa-se, e ao passar deixe uma bênção. Assim vocês poderão fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, o seu Deus.” (Joel 2:12-14)

Aqui vemos o mesmo conceito já observado na passagem de Jeremias. Deus queria que os israelitas voltassem a buscá-lo através de jejum e lamento. Se procedessem dessa maneira, Ele mudaria de ideia e, em vez de trazer desastre, traria uma bênção.

Há muitos exemplos nas Escrituras em que Deus mudou de ideia. Aqui estão alguns deles:

  1. Jonas 3: 1-10. Deus iria destruir os ninivitas por seus pecados. Jonas prega: “Mais quarenta dias e Nínive será totalmente assolada”. Este não foi um sermão encorajador, na verdade foi bastante curto, direto e sem ilustrações. No entanto, toda a cidade se arrepende por causa da pregação de Jonas e Deus poupa a Nínive. Surpreendente!
  2. Êxodo 32: 1-35. Deus estava prestes a destruir os israelitas porque estes haviam se tornado idólatras de um bezerro de ouro enquanto Moisés se encontrava fora do acampamento, em um monte, para receber direções de Deus. Contudo, a oração de Moisés muda a mente de Deus e Ele poupa os israelitas.
  3. Gênesis 18: 16-33. Deus disse a Abraão que estava prestes a destruir Sodoma e Gomorra por causa de seus pecados. Abraão queria salvar seu sobrinho, Ló, e conseguiu que Deus concordasse com que, se houvesse dez justos em Sodoma e Gomorra, Ele pouparia as cidades. Infelizmente, dez pessoas justas não foram encontradas em nenhum desses lugares, e Deus destruiu as duas cidades.
  4. 2 Reis 20: 1-7. Deus diz ao rei Ezequias para “arrumar sua casa, porque ele iria morrer; e não se recuperaria”.  Você pode imaginar Deus lhe dizendo isso? Deus dizendo que você morrerá e não se recuperará? Em vez de ficar deprimido, Ezequias ora radicalmente, e Deus muda de ideia e dá a ele mais quinze anos de vida.

Existem alguns princípios espirituais a serem considerados ao tentar mudar a mente de Deus:

  1. Quando Deus envia sua disciplina, trata-se de uma prova. Deus está nos testando para ver o que vamos fazer.
  2. Se não fizermos nada, a disciplina de Deus seguirá seu curso. Dessa forma, receberemos o castigo devido pelos nossos pecados.
  3. Se buscarmos Deus com oração, jejum e arrependimento, Ele poderá mudar de ideia.  Dessa forma, Deus irá parar ou não promoverá a disciplina que traria anteriormente.

Aqui, vemos um equilíbrio intrínseco entre a justiça de Deus e a graça de Deus. Se não fizermos nada, obtemos sua justiça e recebemos sobre nós o que merecemos. Se fizermos algo, obtemos sua graça e recebemos o que não merecemos. Deus está, portanto, testando nossos corações para ver o que vamos fazer. Vamos buscá-Lo radicalmente em tempos difíceis ou não?

Nesta próxima passagem, veremos um exemplo onde não houve ninguém que buscasse a Deus radicalmente em tempos de angústia:

“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.” (Ezequiel 22:30)

Durante esse período em particular, Deus não encontrou sequer um homem que “ficasse na brecha”, ou seja, que rogasse pelo próprio povo. Desta forma, Deus derramou sua ira sobre o povo. Não havia um só homem para mudar a mente de Deus.

Onde estão os homens e mulheres de Deus que orarão, jejuarão e se arrependerão radicalmente diante Dele, para que mude de ideia em relação ao coronavírus? A maioria de nós está aceitando passivamente esta calamidade. Se continuarmos assim, a disciplina de Deus seguirá completamente seu curso. Em vez disso, precisamos ficar indignados e zangados com o fato desse vírus prejudicar o mundo: matando muitas vidas, quebrando a economia, o funcionamento da Igreja e, acima de tudo, o evangelismo mundial. Já chega! Está na hora de não aceitar isso, mas de agir e buscar a Deus radicalmente. Ele pode mudar todo esse cenário rapidamente, como fez muitas vezes no passado nas Escrituras.

Com isso em mente, o que podemos fazer?

  1. Podemos orar e jejuar radicalmente até que Deus mude de ideia.  Sugiro a todos os cristãos que jejuem todas as segundas-feiras, juntamente com orações radicais até que Deus mude as coisas.
  2. Arrependa-se de todo pecado escondido.  Se temos pecado oculto, confessemos a Deus e a um discípulo de Jesus, e depois nos arrependamos radicalmente. Quando decidimos nos arrepender, nos sentimos renovados e encorajados. Como a escritura diz: “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor”. (Atos 3:19)

Em conclusão, o coronavírus parece ser uma disciplina de Deus pelo pecado que existe no mundo e talvez até na Igreja. Esta é uma situação que parece muito difícil de ser resolvida do ponto de vista humano. No entanto, o que é impossível para os homens é mais que possível para Deus. Ele pode mudar de ideia e quer que o busquemos radicalmente para que mude, a fim de que tenhamos um melhor relacionamento com Ele. Aliás, provavelmente é para isso mesmo que Deus está chamando a atenção do mundo inteiro com esse vírus. A escolha, no entanto, depende de você e de mim. Temos a chance de mudar as coisas coletivamente ou de receber sua disciplina completa. O que escolheremos?