A Colheita é Grande

“Lutar pelo sucesso sem trabalho duro é como tentar colher aonde você não tenha plantado.” David Bly

A Colheita é um tempo recompensador! Certamente a colheita dá trabalho, mas é a própria razão pela qual você a faz. Eu me lembro de ter crescido e observado as árvores fornecerem seus frutos. As Mangueiras dariam mangas; os Abacateiros dariam abacates; as Laranjeiras, laranjas, e assim por diante. Quando uma árvore não dava seu fruto, algo estava errado. Lembro-me de uma vez em que meu pai falou de uma árvore em particular, que não dava frutos em seu quintal. Ele dizia: “Eu vou dar mais um ano e colocarei fertilizantes nela. Se não der fruto após este tempo, irei cortá-la. Eu não quero uma árvore tomando ‘espaço’ se não dá frutos.” Isto foi antes de meu pai ter conhecido as Escrituras! (Lucas 13:6-9)

Espiritualmente, Deus espera frutos! Uma colheita espiritual é diferente de uma colheita física. Lucas, capítulo 10, explora a questão da colheita de almas; a colheita de regozijar-se que nomes estão escritos nos céus (Lucas 10:20). Não há nada mais importante que isto!

Vamos examinar Lucas 10 para procurar alguns princípios sobre a colheita espiritual. Este capítulo se inicia com Jesus designando 70 outros discípulos e enviando-os, dois a dois, adiante Dele, para pregar em todas as cidades e vilarejos que Ele estava prestes a ir. Jesus os envia em uma “curta missão”, ou melhor, uma comissão limitada, evangelisticamente.

E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.” (Lucas 10:2)

Ore pelos discípulos, ao invés de pedir para encontrar pessoas abertas.

Eu descobri que essa passagem, assim como toda a Escritura, é verdadeira! Se é verdadeira, então a afirmação de que a colheita é grande também é verdadeira. Lembre-se de que Jesus está compartilhando isto. Ele, portanto, está dizendo que existem diversas pessoas abertas para serem colhidas, ou convertidas, na cidade em que você vive. Afinal de contas, até onde sei, essa passagem diz o mesmo em qualquer cidade onde esteja, independente do idioma. Mas com toda a seriedade, se esta afirmação é verdadeira, por que nós oramos para encontrar pessoas abertas? Fazemos isto, pois não acreditamos nesta parte da Bíblia. Sim, nós lemos esta afirmação, porém a esquecemos. Na maioria das vezes, assim que terminamos de ler. A questão é que nos falta fé nas Escrituras, isto fere a nossa Fé. Afinal, não existe nenhuma necessidade de orarmos por algo que Deus já nos deu!

Por que não, ao invés disso, orar para que sejam enviados os trabalhadores para a colheita como disse Jesus? Para Deus, é óbvio que a colheita é grande. Oremos para que os discípulos de Jesus evangelizem radicalmente e tragam a colheita da qual Deus fala que está disponível! Quando você encontrar alguém e começar a estudar a Bíblia com ele ou ela, poderá orar por aquela pessoa. Pois existe uma batalha espiritual para que seja convertida!

No entanto, se você não acredita na Escritura que diz que a colheita é grande, não irá trabalhar duro e perseverar no evangelismo. Se não trabalhar duro ao evangelizar, Deus irá recompensar sua fé (ou a falta dela). A colheita não será abundante devido a sua ausência de fé. Portanto, tem uma fé prejudicial e Deus irá recompensá-la ou concedê-la. Por exemplo, se você é perfeitamente saudável e não acredita nisto, você poderia orar a Deus para lhe dar saúde. Mas isto seria desperdício de tempo, e além disso, desacreditar de algo que já é verdadeiro! Se persistir em acreditar que seja pouco saudável, apesar de não ser, você poderia se tornar um hipocondríaco. O que é uma profecia auto realizável, e efetivamente torna-se doente, pois acredita nisto com todo o seu coração. Aqui, Deus está concedendo (recompensando) sua carência de fé. Porque, afinal, “será feito conforme sua fé” (Mateus 9:29) ou a falta dela! Evitaríamos dor e desgaste desnecessários apenas se acreditássemos na Bíblia e orássemos pelo que Deus quer que oremos! Nas palavras do meu querido amigo evangelista Danilo Bataglin, que porventura é um engenheiro: “A melhor maneira de resolver um problema é não criá-lo”.

“Não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. “Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa. “Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês. Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês.” (Lucas 10:4-9)

Ore por sabedoria para enviar os trabalhadores

Jesus não envia os trabalhadores sem um planejamento. Ele tinha um plano específico a respeito de como enviá-los. Primeiro, ele os enviou dois a dois. Afinal, quando você está acompanhado de outro irmão para evangelizar, será mais corajoso e terá mais fé. Jesus fala aos Seus discípulos sobre o que levar consigo fisicamente, como também quem eles deveriam cumprimentar. Ele ainda diz sobre o que pregar: O Reino de Deus! Do mesmo modo, devemos orar por sabedoria, a fim de que Jesus nos dê um plano específico sobre como enviar os trabalhadores. É uma promessa de Deus que Jesus lhe dará sabedoria quando a pedir com fé! (Tiago 1:5-8)

A colheita é grande, porém, nós precisamos de sabedoria a respeito de como buscá-la. Até mesmo para juntar uma colheita física se requer sabedoria. Quanto mais para colher almas para Cristo!

“Mas quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam por suas ruas e digam: Até o pó da sua cidade que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vocês.  Fiquem certos disto: O Reino de Deus está próximo. Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade. 

“Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas teriam se arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês. E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não; você descerá até o Hades!

“Aquele que lhes dá ouvidos está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou.” Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome.” (Lucas 10:10-17)

A colheita é grande, mas a maioria não está aberta

É confuso o modo como Jesus começa a explicar algo que parece um tanto controverso à mensagem de que a colheita é grande. Ele declara que haverá pessoas e cidades que não receberão a mensagem! Cidades como Corazim, Betsaida e Cafarnaum foram profetizadas por Jesus como exemplo disso.  É isto uma contradição? De modo algum. Ponderemos por um segundo. Vamos imaginar que apenas um por cento da população de uma cidade ou nação irá receber o Evangelho, é isto um pequeno número? Por exemplo, São Paulo ( onde sirvo como missionário), tem uma população de aproximadamente 20 milhões de pessoas. Se apenas um por cento da mesma população fosse aberta a Jesus Cristo, isto significaria que a igreja teria o potencial de compor 200 mil discípulos. Poderia imaginar isso? Seria uma igreja maior do que tudo o que já vimos neste mundo. Mesmo que sua cidade seja composta por um milhão de habitantes, usando a mesma lógica isto significaria ter o potencial de 10 mil discípulos na sua igreja. Este é um número gigantesco! Ao invés da incredulidade, permitamo-nos ter fé na grande colheita, apesar dos obstáculos!

Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome.” Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus.” (Lucas 10:17-20)

Mantenha seus olhos no céu

Os discípulos voltaram alegres! Através de Jesus, eles foram capazes de realizar muitos milagres! Até os demônios se submetiam a eles no nome de Jesus. No entanto, em meio a esta grande vitória, Jesus desejava que tivessem perspectiva no que era mais importante. A coisa mais importante não era o que os discípulos poderiam fazer através de Jesus, mas sim estar e terem um relacionamento com Ele. E o mais importante: saberem que um dia estariam no céu com Jesus para desfrutar de um relacionamento completo, amoroso e incrível com Ele! Não se apaixone pelo o que o Rei ou seu Reino podem te conceder, mas sim pelo Rei! Ame o Rei profundamente! Ame a Jesus! Ame a Deus!

Ao final do dia, a colheita é grande. É abundante, pois Jesus é generoso em Seu amor e compaixão para com os Homens! Se você tem fé, a vitória já foi conquistada. Jesus já fez o trabalho duro. Estamos apenas colhendo aquilo que não cultivamos (João 4:38). Continuemos a colheita até que Jesus nos leve com Ele! Além do mais, é para lá que queremos ir!

Artigo escrito por Raul Moreno.